terça-feira, 9 de abril de 2013

175. Emprego idiomativo do verbo to be


To be se emprega, sem estar junto de to have, para exprimir.

a) Uma presença (existência) ou uma quantidade na locução there is, there are, que se conjuga em todos os tempos e e com todos os defectivos.


There were ten pupils.
Havia dez alunos.

There can be no doubt.
Não pode haver dúvidas.

b) Uma medida ou uma idade.

The new chuch will be 100 feet high.
A nova igreja será de 100 pés de altura

Jack is 10 and his sister will be 15 in May.
Jack tem 10 anos de idade e sua irmã terá 15 em maio.

c) Uma sensão ne sensação, emoção ou um estado.

I am hungry.
Eu tenho fome.

I am angry.
Eu estou com raiva.

I am thirsty.
Eu estou com sede.

I am afraid.
Eu tenho medo.

I am sleepy.
Eu tenho sono.

I am ashamed.
Eu tenho vergonha.

I am giddy.
Eu estou tonto.

I am lucky.
Eu tenho sorte.

I am sick.
Eu estou doente.

I am aware.
Eu estou consciente.

I am hot.
Eu estou com calor.

I am used.
Eu tenho hábito.

I am warm.
Eu sou quente.

I am right.
Eu estou certo.

I am cold.
Eu estou com frio.

I am wrong.
Eu esstou errado.

d) Seguido de um infinitivo, ele exprime uma obrigação concedida, uma convenão ou uma probabilidade.

We are to go to the theatre to night.
Nós temos que ir ao teatro a noite.
  
e) Nas locuções usuais, ele tem o sentido enfraquecido de can.

Many elegant people are to be seen in the Park.
Muitas pessoas elegantes podem ser vistas no Parque

Nenhum comentário:

Postar um comentário